Pesquisar neste blog

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Exercícios de Fixação - Módulo Logística Integrada e Supply Chain Management

1)Podemos citar como as principais mudanças que econômicas que afetam a logística: maiores exigências de serviços, globalização, aumento das incertezas econômicas, proliferação de produtos, menores ciclo de vida dos produtos. (Certo/Errado)

2)Podemos dizer que a função da logística é colocar o produto certo, no lugar correto, no momento adequado e ao menor preço possível, desde as fontes de matéria-prima até o consumidor final. (Certo/Errado)

3)A função da logística se importa em agregar valor aos bens e serviços. Podemos citar: Valor de Tempo, Valor de Lugar, Valor de Qualidade e Valor de informação. (Certo/Errado)

4)Para que possa ser gerenciada de forma integrada, a logística deve ser tratada como um sistema, ou seja um conjunto de componentes interligados, trabalhando de forma coordenada, com o objetivo de atingir um objetivo comum. (Certo/Errado)

5)Como exemplo de logística integrada podemos citar: departamento de produção decide aumentar a produtividade da fábrica, independentemente dos estoques gerados. (Certo/Errado)

6)Benchmarking: A identificação das melhores práticas, estejam elas onde estiverem, e sua adaptação para as condições do próprio negócio, tem-se revelado um procedimento fundamental para manter competitividade no longo prazo. (Certo/Errado)

7)Podemos dizer que uma das vantagens da integração da cadeia de suprimentos (Supply Chain) é : maior estoque em toda a cadeia de suprimentos. (Certo/Errado)

8)Uma das dimensões da excelência logística é o Sucesso do Cliente. Podemos dizer que as empresas excelentes em Logística entendem que seu sucesso não depende do sucesso de seus clientes, pois ambos fazem parte de uma mesma cadeia de suprimento. (Certo/Errado)

9)O Supply Chain Management busca maior coordenação e sincronização nos canais de distribuição, mediante um processo de cooperação e troca de informações, através da integração de processos de negócios que interligam seus diversos participantes. (Certo/Errado)

10)O Supply Chain Management, ou o gerenciamento da cadeia de suprimentos, representa o esforço para o isolamento dos diversos participantes do canal de distribuição. (Certo/Errado)

11)Podemos dizer que os participantes do canal de distribuição ou da cadeia de suprimentos(abastecimento) são: fornecedors, fábrica/indústria, distribuidor/atacadista, varejista/loja(comercio) e cliente/consumidor final. (Certo/Errado).

12)Como diferença entre atacadistas e varejistas, podemos citar o tamanho das compras. Os varejistas, em geral, compram em quantidades maiores do que os atacadistas, sendo que uma de suas fontes básicas é oferecer ao atacadista a oportunidade de comprar em pequenas quantidades. (Certo/Errado).

13)Combinadas, as aplicações de Tecnologia da Informação (TI) (Ex. Roteirizadores, EDI, GPS, CRM) permitem gerenciar de forma integrada e eficiente os diversos departamentos da logística, como: estoques, armazenagem, transporte, processamentos de pedidos, compras, manufatura etc. (Certo/Errado)

14)A logística empresarial estuda como a administração pode prover o menor nível de rentabilidade nos serviços de distribuição aos clientes e consumidores, através de planejamento, organização e controle efetivos. (Certo/Errado).

15)Logística é o processo de planejar, implementar e controlar de maneira eficiente e eficaz o fluxo e a armazenagem de produtos, bem como os serviços e informações associados, cobrindo desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender aos objetivos do consumidor. (Certo/Errado)

Gabarito:
1 – C
2 – C
3 – C
4 – C
5 – E
6 – C
7 – E
8 – E
9 – C
10 – E
11 – C
12 – E
13 – C
14 – E
15 - C

5 comentários:

Unknown disse...

Parabéns Professora Fabiana pela idéia de postar este exercícios de maneira simples e útil e pela paixão pela Educação.

José Carlos Bellodi
Várzea Paulista- SP

Bom pastor disse...

olá Professora ... Parabéns .. gostei da idéia e da iniciativa , me incentivou a me dedicar cadavez mais ao meu curso de tecnologo em Logística obrigado e espero mais exercicios como este ..

PAULO RODRIGUES disse...

PARABÉNS PROFº FABIANA GOSTEI TIREI 9 NO EXERCICIO A SENHORA ME EMPOGOL A FAZER O CURSO DE LOGISTICA.

PAULO RODRIGUES disse...

sem conheser o exercicio fui muito bem tendo 09 asertos, estou querendo fazer este curso obrigado profº Fabiana

Rafa disse...

Muito bom gostei... errei apenas 2 questão das 15,pretendo fazer o curso eu vi que me indentifiquei,gostei mesmo parabéns!!