Pesquisar neste blog

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Piratas somalis sequestram navio cargueiro dinamarquês com 20 americanos a bordo


08/04/2009 - 09h00
da Folha Online

Piratas somalis sequestraram nesta quarta-feira o cargueiro Maersk Alabama, da filial americana da empresa dinamarquesa A.P. Moller-Maersk e que leva 20 americanos a bordo.

O cargueiro navegava rumo à cidade queniana de Mombaça quando foi atacado às 5h --23h desta terça-feira (7) no horário de Brasília-- a cerca de 500 quilômetros do litoral da Somália, informou a A.P. Moller-Maersk.

A companhia dinamarquesa não quis divulgar mais dados sobre o sequestro para não pôr em risco a segurança da tripulação.

Andrew Mwangura, coordenador do Programa de Assistência aos Marinheiros do Leste Africano afirmou que o cargueiro tem capacidade para transportar 17 mil toneladas e que a tripulação está segura.

Líder mundial em transporte marítimo de mercadorias, a A.P. Moller-Maersk anunciou em novembro de 2008 que uma parte de seus cargueiros deixaria de navegar pelo golfo de Áden e pelo leste da África para evitar eventuais sequestros dos piratas somalis.

A medida só vale para navios que não têm velocidade ou altura suficiente e que por isso são mais vulneráveis aos ataques.

O grupo empresarial, que também atua no ramo de exploração de petróleo e gás, possui uma frota de mais de 500 cargueiros e está presente em 130 países.

Somente neste ano, oito navios foram sequestrados no golfo de Áden, que liga a Europa ao oceano Índico. No ano passado, os piratas somalis sequestraram dezenas de embarcações, fizeram centenas de tripulantes reféns, normalmente por semanas, e conseguiram milhões de dólares de resgate.

Os piratas costumam usar lanchas de alta velocidade para fazer os sequestros, além de armamento pesado. Eles levam as embarcações sequestradas para bases costeiras em partes remotas da Somália e pedem resgates milionários.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá Fabiana...
Me chamo Mariane!
Adorei seu blog. Sou formado em RELACOES INTERNACIONAIS pela FAAP, e no momento estou fazendo um curso de extensão na Aduaneiras em SP, o curso se chama FORMAÇÃO EM COMERCIO EXTERIOR.
Estou procurando emprego no area, vc sabe me informar site e/ou email de algumas empresas para o qual posso enviar meu CV?
GRATA, PELA ATENÇÃO
UM ABRAÇO
MARIANE

Anônimo disse...

esqueci de postar meu email:
maribarsil@yahoo.com.br

obrigada

Mariane